Monday, December 2, 2013

Liberdade de escolher cada vez menor




Um amigo nosso enviou-nos um link que nos deixa estarrecidos. Convido os que sabem inglês a lerem com os seus próprios olhos. Da nossa parte, para aqueles que não tiveram a sorte de apreender a Língua de Sua Majestade, deixo aqui um resumo de http://www.policymic.com/articles/71255/10-corporations-control-almost-everything-you-buy-this-chart-shows-how. Vejam especialmente os gráficos ampliados.

Dez multinacionais controlam a comercialização de quase tudo o que cada um de nós compra, desde os produtos domésticos até aos alimentos para animais e vestuário.

A Reddit  elaborou um estudo com gráfico, intitulado “A ilusão da escolha” que nos mostra como essas dez empresas criaram uma cadeia que se inicia numa dessas dez super-empresas.

Grande parte dos nomes estão nos nossos ouvidos mas é impressionante e incrível ver até onde chega o seu poder influência.

O gráfico da Reddit mostra-nos uma mistura de redes de empresas mães que possuem acções e são parceiras num conjunto alargado e diversificado.
A Coca Cola possui uma rede que envolve outras quinze multinacionais que vão desde a Fanta às águas minerais, Sprite e Dasani ou Pour, Nestea.

A Proctor & Gamble – maior anunciante dos EUA -  participa num conjunto de empresas que produzem tudo, desde medicamentos a pastas dentífricas e vestuário.
A Nestlé factura duzentos biliões de dólares, é a maior empresa de alimentos do mundo e possui oito mil marcas, como os champôs L’Oreal, os alimentos para bebé Gerber, as roupas Diesel, os chocolates Kit Kat e as marcas de comida para animais Purina e Friskies.

Sabe que a Unilever dos sabões e detergentes Breeze, Confort, possui dois biliões de clientes em todo o mundo, controla as manteigas da Knorr, Becel, Hellmans, cervejas, os chocolates Magnum, os chás Lipton, os desodorizantes Axe e Dove, a Pepsodent, Vaseline, entre mais de cinquenta marcas que fazem parte do nosso dia-a-dia?
Estas redes diminuem a capacidade de escolha, aceleram os monopólios mas o perigo maior é este: seis das dez maiores multinacionais controlam noventa por cento da publicidade na TV, rádio e Imprensa.

Nos Estados Unidos e na Europa, 37 bancos que já eram gigantescos fundiram-se para dar origem apenas a quatro — JPMorgan Chase, Bank of América, Wells Fargo e Citigroup – que detêm 77 por cento do dinheiro nos EUA. Nos Estados Unidos existiam 12 mil bancos em 1990 e hoje são oito mil.

Como responder a esta ameaça? Só há uma saída urgente: apoiar os nossos pequenos produtores e dar-lhes condições para um comércio de qualidade.
Nós podemos escolher. Estamos à espera de quê? Lutem pela liberdade de escolha contra a intoxicação de uma minoria que esmaga tudo e todos, incluindo a comunicação social que nos alimenta a ilusão da liberdade de escolha.

No comments:

Post a Comment