Um amigo nosso enviou-nos um
link que nos deixa estarrecidos. Convido os que sabem inglês a lerem com os
seus próprios olhos. Da nossa parte, para aqueles que não tiveram a sorte de
apreender a Língua de Sua Majestade, deixo aqui um resumo de http://www.policymic.com/articles/71255/10-corporations-control-almost-everything-you-buy-this-chart-shows-how.
Vejam especialmente os gráficos ampliados.
Dez multinacionais controlam
a comercialização de quase tudo o que cada um de nós compra, desde os produtos
domésticos até aos alimentos para animais e vestuário.
A Reddit elaborou um estudo com gráfico,
intitulado “A ilusão da escolha” que nos mostra como essas dez empresas criaram
uma cadeia que se inicia numa dessas dez super-empresas.
Grande parte dos nomes estão
nos nossos ouvidos mas é impressionante e incrível ver até onde chega o seu
poder influência.
O gráfico da Reddit
mostra-nos uma mistura de redes de empresas mães que possuem acções e são
parceiras num conjunto alargado e diversificado.
A Coca Cola possui uma rede
que envolve outras quinze multinacionais que vão desde a Fanta às águas
minerais, Sprite e Dasani ou Pour, Nestea.
A Proctor & Gamble –
maior anunciante dos EUA -
participa num conjunto de empresas que produzem tudo, desde medicamentos
a pastas dentífricas e vestuário.
A Nestlé factura duzentos
biliões de dólares, é a maior empresa de alimentos do mundo e possui oito mil
marcas, como os champôs L’Oreal, os alimentos para bebé Gerber, as roupas
Diesel, os chocolates Kit Kat e as marcas de comida para animais Purina e
Friskies.
Sabe que a Unilever dos
sabões e detergentes Breeze, Confort, possui dois biliões de clientes em todo o
mundo, controla as manteigas da Knorr, Becel, Hellmans, cervejas, os chocolates
Magnum, os chás Lipton, os desodorizantes Axe e Dove, a Pepsodent, Vaseline,
entre mais de cinquenta marcas que fazem parte do nosso dia-a-dia?
Estas redes diminuem a
capacidade de escolha, aceleram os monopólios mas o perigo maior é este: seis
das dez maiores multinacionais controlam noventa por cento da publicidade na
TV, rádio e Imprensa.
Nos Estados Unidos e na
Europa, 37 bancos que já eram gigantescos fundiram-se para dar origem apenas a
quatro — JPMorgan Chase, Bank of América, Wells Fargo e Citigroup – que detêm
77 por cento do dinheiro nos EUA. Nos Estados Unidos existiam 12 mil bancos em
1990 e hoje são oito mil.
Como responder a esta ameaça?
Só há uma saída urgente: apoiar os nossos pequenos produtores e dar-lhes
condições para um comércio de qualidade.
Nós podemos escolher. Estamos
à espera de quê? Lutem pela liberdade de escolha contra a intoxicação de uma
minoria que esmaga tudo e todos, incluindo a comunicação social que nos
alimenta a ilusão da liberdade de escolha.
No comments:
Post a Comment